quinta-feira, 25 de setembro de 2014

8º Curso de Iniciação à Espeleologia, Nível II (norma da Federação Portuguesa de Espeleologia)

O 8º Curso de Nível II decorrerá no Maciço Sicó-Alvaiázere durante 11 dias (de 25 de Outubro a 8 de Dezembro).

Este curso foi delineado segundo as normas da Federação Portuguesa de Espeleologia, pelo que habilita o praticante a efectuar progressão autónoma em cavidade e a participar em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa.

Fazem parte do conteúdo programático temas como a Geologia Cársica, Espeleo-génese, Segurança e Socorro, História da Espeleologia e Arqueologia, Material e Nós, Técnicas de Exploração, Climatologia, Ecologia, Bioespeleologia, Morcegos, passando ainda por Prospecção, Cartografia, Topografia e Organização de dados.

Terá também uma componente prática forte, nomeadamente, sobre as Técnicas de Progressão Vertical e Horizontal (com treinos em falésia e em cavidades, incluindo grandes verticais), Prospecção, Topografia e Desobstrução.

Terminará não só com a lavagem do material mas também com os exames teóricos e práticos e subsequente avaliação.

O objectivo do presente curso é fomentar a prática da espeleologia em todo o carso nacional, com especial incidência no Maciço de Sicó-Alvaiázere, e sensibilizar os novos espeleólogos para a protecção e conservação do património natural e cultural. 

Data limite de inscrições: 15 de Outubro (inscrições limitadas)
Para mais informações contactar: gps.sico@gmail.com

Organização: Grupo Protecção Sicó

"O curso de nível II é um curso de iniciação à espeleologia, segundo as normas da FPE - Federação Portuguesa de Espeleologia, com uma duração de no mínimo 6 dias, que consiste na aprendizagem dos aspectos teóricos e práticos das técnicas de exploração e regras de segurança, complementada pela abordagem dos diversos aspectos científicos da actividade espeleológica. Inclui o treino das técnicas usuais em cavidades de diferentes tipos morfológicos e dificuldades variadas. Habilita o praticante a efectuar progressão autónoma em cavidade e a participar em trabalhos espeleológicos, quando integrado numa equipa."

Sem comentários: