terça-feira, 9 de abril de 2013

COMEMORAÇÕES DIA DA TERRA, 20 de Abril de 2013 - Limpeza do Algar do Francês (Ourém) - Actividade promovida peIo ICNF - PNSAC - Ourém



O GPS – Grupo Protecção Sicó vem por este meio agradecer a V. Exª. o convite efectuado e desde já congratular o ICNF por esta específica iniciativa promovida, consubstanciada numa acção directa e positiva para a protecção do carso, minimizando-se assim os impactos de poluição provocada no maior aquífero cársico de Portugal, e contribuindo ainda para a sensibilização junto da comunidade civil para a necessidade de protecção real e efectiva das águas subterrâneas, cujos impactos negativos poderão ter efeitos prejudiciais na saúde da população por meio da distribuição efectuada a partir das captações públicas de abastecimento de água existentes nos respectivos aquíferos.

Aproveita-se ainda o momento para se enaltecer a necessidade de se promover a multiplicação deste género de iniciativas por todo o carso nacional.
Contudo, devido a compromissos anteriormente assumidos por parte desta Associação, muito infelizmente não será possível participar nesta actividade, isto devido principalmente ao decorrer do VII Curso de Iniciação à Espeleologia, cujos exames práticos e teóricos já se encontram marcados para esse coincidente período temporal.

Na certeza de que mais oportunidades de colaboração desta mesma índole surgirão, inclusive idênticas às que até já foram promovidas pela presente Associação, especialmente com maior incidência na Rede Natura 2000 – Sítio Sicó-Alvaiázere – inclusive mais recentemente no âmbito do Projecto Limpar Portugal (o que foi amplamente mais divulgado nos órgãos de comunicação social nacionais e internacionais).

Mais se informa de que se efectuará a divulgação deste junto da comunidade espeleológica nacional, apelando à participação de espeleólogos federados (FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia) na actividade em questão, por forma a serem acauteladas o cumprimento das normas de segurança espeleológicas tendentes ao bom desenrolar da intervenção.   

Sem mais de momento e grato pela atenção despendida,
Com as mais elevadas saudações cavernícolas.
                                    
O ambiente é o local onde todos nós vivemos, e o desenvolvimento é aquilo que todos nós fazemos na tentativa de melhorar o nosso lote dentro desse meio” – Gro Harlem Brundtland

A Direcção, 


Sem comentários: