sexta-feira, 15 de junho de 2012

VI FESTA DA ESPELEO: o convívio, as descobertas, as actividades...

O GPS – GRUPO PROTECÇÃO SICÓ comemorou o 15º aniversário durante a “VI FESTA DA ESPELEO”, evento que decorreu entre os dias 7 e 10 de Junho em Ferrarias (Penela). Foram 4 dias intensos de espeleologia e convívio entre todos os presentes, nos quais todos ficaram a saber que o GPS é ONGA desde Abril de 2012 e que irá organizar um Congresso em 2013, dedicado ao Maciço Calcário de Sicó/Alvaiázere, com o intuito de apoiar a candidatura desta região a Parque Natural. Referência ainda para a descoberta da origem do pó de pedra e do suposto betume asfáltico que surgem nas grutas do Sistema Espeleológico do Dueça, contribuindo para a degradação do património aí existente e poluindo as águas subterrâneas de que as povoações locais se servem.

Entre os dias 7 e 10 de Junho, o GPS – Grupo Protecção Sicó, com sede na cidade de Pombal, levou a cabo a VI FESTA DA ESPELEO enquadrada nas comemorações do seu 15º aniversário.

A Festa da Espeleo é um encontro de espeleologia no espaço geográfico do Maciço Sicó-Alvaiázere e da sub-região denominada por Terras de Sicó. A filosofia por trás deste encontro visa o estabelecimento de novas amizades entre espeleólogos nacionais e estrangeiros, novos conhecimentos, intercâmbio de experiências e técnicas, confraternização e, acima de tudo, a divulgação do extenso património natural e cultural desta região. É com base neste conceito que o GPS tenta a cada edição alcançar o maior número de instituições, associações, espeleólogos e não espeleólogos tanto na divulgação e organização, bem como na realização deste evento visando o intuito máximo de se atingir o estudo e a protecção cada vez maior deste património natural e cultural.

A primeira Festa da Espeleo realizou-se no ano de 1998, seguindo-se novas edições nos anos de 1999, 2000, 2005 e 2007. A Festa da Espeleo é já um encontro aguardado pela comunidade espeleológica e tem dado a conhecer o Maciço Calcário Sicó – Alvaiázere com todo o seu potencial, que até há pouco tempo era desconhecido pela grande maioria dos espeleólogos portugueses.

A edição deste ano decorreu na localidade de Ferrarias (concelho de Penela), tendo por base o CISED – Centro de Interpretação do Sistema Espeleológico do Dueça.
Durante os 4 dias, foi constante o convívio e entreajuda dos 72 espeleólogos presentes (a representarem 11 associações de espeleologia nacionais e 1 espanhola), tendo todos participado em diversas actividades espeleológicas no SED, das quais se destacam a continuação da desobstrução do Algar Azul, a limpeza da galeria do Altar na Gruta do Soprador do Carvalho, o início da desobstrução da provável 2ª entrada da Gruta do Algarinho (que também parece corresponder ao local por onde tem entrado o pó de pedra encontrado nesta gruta) e as visitas de sensibilização ambiental proporcionadas à população local, na Gruta do Soprador do Carvalho. Referência ainda para a descoberta da possível origem do material betuminoso encontrado também na Gruta do Algarinho, estando já a ser tomadas as devidas diligências junto das autoridades competentes, para a resolução tanto deste problema, como do pó de pedra.
O momento alto das comemorações ocorreu na noite de sábado, com a realização do jantar comemorativo dos 15 anos do GPS, no qual estiveram presentes 152 pessoas. Ao longo da noite, os presentes tiveram ainda oportunidade de ver a apresentação de fotografias em 3D por Pedro Pinto (CEAE – LPN – Centro de Estudos e Actividades Especiais da Liga para a Protecção da Natureza), a apresentação à população do resumo dos trabalhos até agora realizados no Sistema Espeleológico do Dueça por parte do Colectivo do Dueça (constituído pelas associações CIES – Centro de Investigação e Exploração Subterrânea; GPS – Grupo Protecção Sicó; NEC – Núcleo de Espeleologia de Condeixa; SAGA – Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares), colectivo de associações que há já mais de 15 anos ali desenvolve trabalhos espeleológicos. Ficaram ainda a saber que o GPS tem o estatuto de ONGA – Organização Não-Governamental do Ambiente desde Abril de 2012, e que durante o ano de 2013 irá organizar um congresso dedicado ao Maciço Calcário de Sicó/Alvaiázere, com o intuito de suporte à candidatura desta região a Parque Natural.
Seguiu-se o “ESPELEO MUSIC” com a actuação dos Farratuga da cidade de Leiria, e ainda dos Tabacaria da cidade de Coimbra, com um intervalo para o corte do bolo de aniversário e do tradicional brinde comemorativo. A noite terminou com a actuação do DJ BYT de Santiago da Guarda (Ansião). É de realçar que todos os presentes se mostraram muito agradados com estas actuações.
A chuva, que também fez questão de participar nesse dia de festa, obrigou a alterações de última hora tanto no programa como na organização do espaço, não tendo por isso sido possível mostrar a apresentação dedicada aos 15 anos do GPS. Apesar disso, os participantes mantiveram-se no local, prolongando as festividades pela noite dentro.
No último dia da festa, os participantes tiveram ainda a oportunidade de efectuar uma visita ao Canhão Fluviocársico das Buracas do Casmilo, a qual foi enquadrada pelo Doutor Carlos Silva.
O GPS aproveita para agradecer o apoio prestado pelo Município de Penela, com especial atenção nas pessoas do Exmo. Sr. Presidente da Câmara de Penela – António Alves e do Exmo. Sr. Vereador Emídio Domingues, bem como à Estalactites - Associação Desportiva e Cultural, em particular ao Sr. José Emídio, salientando-se que ambas as instituições foram exímias na forma de acolherem localmente este evento, por meio do qual se atingiram todos os objectivos traçados.

Agradece-se também aos dois grupos musicais presentes no evento, em especial à Vânia Couto (Tabacaria) e ao Cedric António (Farratuga), assim como ao Filipe Rodrigues (DJ BYT) pela sua total disponibilidade no sistema de som.

Um agradecimento ainda ao já tradicional apoio da FPE – Federação Portuguesa de Espeleologia, assim como ao apoio prestado pela A.D.A.C. – Associação Desportiva e de Acção Cultural da Charneca e pela SUPER BOCK na realização desta festa.

Uma palavra de apreço ainda para os patrocinadores que já há vários anos apoiam as actividades do GPS, nomeadamente: A. Poiares - Contabilidade e Gestão Lda. (Pombal), Jomotos – Comercialização de Motos, Lda. (Pombal), Desconta – Desenho Contabilidade e Serviços Lda. (Figueiró dos Vinhos), Farmácia Gonçalves (Carnide – Pombal), Plecotus – Estudos Ambientais, Unip. Lda (Pombal), e QuintaCar – Aluguer de Motos e de Veículos (Vermoil, Pombal, Leiria, Figueira da Foz, Mealhada, Tomar e Marinha Grande).

Por fim, um especial obrigado a todos os sócios e amigos do GPS que foram incansáveis na organização de todo o evento.

Na VI Festa da Espeleo estiveram presentes as seguintes entidades:
AES - Associação dos Espeleólogos de Sintra
AL-BAIAZ - Associação de Defesa do Património
ARCM - Alto Relevo Clube de Montanhismo
CEAE-LPN - Centro de Estudos e Actividades Especiais - Liga para a Protecção da Natureza
CIES - Centro de Investigação e Exploração Subterrânea
CJSG - Centro de Juventude de Santiago da Guarda
CMP - Câmara Municipal de Penela
ECA - Espeleo Club Aradelas (Galiza, Espanha)
Estalactite - Associação Desportiva e Cultural
FPE - Federação Portuguesa de Espeleologia
GEM - Grupo de Espeleologia e Montanhismo
IPT – Instituto Politécnico de Tomar
NEC - Núcleo de Espeleologia de Condeixa
NEL - Núcleo de Espeleologia de Leiria
NEUA - Núcleo de Espeleologia da AAUAv
SAGA - Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares


Reproduzem-se de seguida alguns dos comentários recebidos pré e pós-evento.

Diogo de Abreu, 1º Presidente da FPE:
"Caros colegas espeleológicos
(…) não quero deixar de estar presente, da maneira que me é possível, enviando uma mensagem de parabéns a todos vós e desejos de muita e boa espeleologia.
Aproveito a oportunidade para apelar à união e cooperação entre todos os espeleólogos, federados ou não, de modo a desenvolver a nossa paixão pelas grutas, do modo melhor e mais eficaz para a Espeleologia Nacional.
Acreditem-me, nem "nós" somos tão bons, nem os "outros" são tão maus, como tantas vezes gostamos de dizer. Todos somos humanos, com grandes defeitos e grandes virtudes, e é pelo caminho que fazemos em conjunto, pela cooperação e trabalho em comum que desenvolvermos, que podemos aprendendo a conhecer-mo-nos melhor e por essa via a compreender-mo-nos e, ao aceitar as nossas pequenas diferenças, valorizar os nossos interesses comuns.
E é com este apelo, apelo para vós que estais presentes nessa festa de aniversário, mas principalmente para todos os espeleólogos, velhos e novos, tanto os activos como os (já) mais passivos, que renovo os meus votos de parabéns e reafirmo o desejo das maiores felicidades para o GPS.
Assim, pois, declaro convosco
VIVA O GPS
VIVA A FPE
VIVA A ESPELEOLOGIA
VIVA PORTUGAL”


NEUA – Núcleo de Espeleologiada AAUAv:
“(…) Durante 4 dias e com a qualidade a que o GPS já nos habituou, mais de 70 espeleólogos de distintas associações de Espeleologia, participaram na 6ª edição da Festa da Espeleo, que teve lugar nas Ferrarias (Penela).
(…)
A noite de sábado foi marcada pela comemoração dos 15 anos do GPS, com um magnífico jantar, fanfarra, banda de música, DJ's, sessão de fotos 3D, perspectiva histórica das explorações do sistema espeleológico do Dueça e por um grande bolo, que na ausência de velas, se fez iluminar com dois gasómetros!
É de longa data a amizade que une o NEUA ao GPS e por isso, deixamos também aqui as nossas felicitações pelo aniversário e pela magnífica festa que organizaram, para todos nós podermos desfrutar de uns dias inesquecíveis.
Fica também uma palavrinha muito especial à Cláudia Neves, pela sua dedicação e empenho, à Espeleologia em geral e à festa da Espeleo em particular.
Estava tudo impecável, a-do-rá-mos!”

(a versão completa pode ser lida aqui)

Maria Luisa Barros Rodriguez (Maruxa), espeleóloga do ECA – Espeleo Club Aradelas (Galiza, Espanha):
“(...) bos felicito boa organización (notase a experiencia)
(...) paseino xenial, e as covas gostaronme moito, todas......xa quero volver (...)”


Pedro Robalo, espeleólogo da AES – Associação dos Espeleólogos de Sintra:
“Parabéns a toda a equipa por esta grande Festa da Espeleo, gostei muito. Venham mais... :)”

Luis Costa, espeleólogo do NEC – Núcleo de Espeleologia de Condeixa:
“Mais uma grande Festa da Espeleo!!! Parabéns à organização pelo excelente trabalho. Venham muitas.. ;-)”

Paulo Lopes, espeleólogo do GEM – Grupo de Espeleologia e Montanhismo:
“Em duas palavras : Gostei IMENSO.
Muito obrigado pela hospitalidade, pela simpatia e pela partilha."


Joaquim Galvão, espeleólogo do NEL – Núcleo de Espeleologia de Leiria:
“Espectacular. Os amigos, o convívio, o serviço de mini-bus :)
E sobretudo a fantástica e bela travessia com saída no Soprador do Carvalho.”


Nuno Rodrigues, espeleólogo do ARCM – Alto Relevo Clube de Montanhismo:
“Excelente festa da espeleo ! Parabéns GPS e obrigado pela vossa incansável disponibilidade.”

Carlos Gomes, espeleólogo do SAGA – Sociedade dos Amigos das Grutas e Algares
“Foi fantástico, parabéns a organização e muito obrigado pela hospitalidade. que venham muitas mais!”

E não se esqueçam de visitar o perfil do GPS no Facebook, lá encontrarão mais fotos e opiniões sobre a VI Festa da Espeleo.



Sem comentários: